expo hunan 2019

Angola é um dos países convidados da primeira edição da Exposição Economica e Comercial China-África, a ser realizada de 26 a 28 de junho de 2019 em Changsha, na província chinesa de Hunan, informou a agência noticiosa angolana Angop.

As informações foram fornecidas na quinta-feira em Pequim durante uma reunião que o embaixador de Angola na China, João Salvador dos Santos Neto, teve com o vice-diretor-geral de Assuntos Africanos do Ministério das Relações Exteriores, Guo Haiyan.

Na reunião, que analisou as visitas oficiais entre Angola e a China, Guo Haiyan disse que a delegação angolana ao evento já confirmou  presença com uma delegação multisetorial liderada pelo ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem Junior.

Outros países que são convidados de honra na Expo Hunan 2019 são o Egito, a Costa do Marfim, o Senegal, a Tanzânia e o Uganda.

O vice-diretor Geral para Assuntos Africanos também informou que o governo chinês deve realizar, em julho. uma reunião de coordenadores do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), na Angola será representada por um secretário de Estado.

Angola é o principal parceiro econômico da China na África e, nos últimos anos, o comércio entre os dois países aumentou consideravelmente, embora  ainda esteja muito focado no petróleo, com o valor do comércio excedendo US $ 26 bilhões em 2018.

Fonte: por Aicep Portugal Global em 31.05.2019