C.H.A para uma Liderança Efetiva – parte 2

Neste segundo artigo continuamos a jornada para você se tornar um Líder Efetivo, de mais resultados. Pense e responda: Liderança, é possível desenvolvê-la em você?

Sabendo-se que você possui conhecimento teórico e técnico para sua liderança e munido de mais informações sobre si mesmo (fase do autoconhecimento) é chegada a hora de arregaçar as mangas e começar a agir como um verdadeiro líder!

Afinal de contas, de nada adianta saber o que deve ser mudado e trabalhado em si mesmo se você não se esforçar para colocar isso em prática em seu dia a dia profissional.

Comece agora mesmo com 8 Habilidades para a prática da liderança:

  1. Propósito – ter e saber desenvolver no time. Reflita, qual é seu maior objetivo ao exercer seu trabalho? A liderança depende quase que totalmente de você ser um exemplo para aqueles que lidera. Quem não tem um propósito, acaba se afogando em urgências e incêndios a serem apagados, não servindo de inspiração para absolutamente ninguém.
  2. Empatia – O líder possui uma grande capacidade de entender os outros, colocando-se no lugar das pessoas e se esforçando para entender suas razões e atitudes. Sempre que possível e necessário, exercite essa habilidade em vez de apenas condenar e julgar seus colaboradores. Você pode se surpreender em como sua visão sobre determinadas pessoas ou situações pode mudar completamente!
  3. Saber escutar – Capacidade de escutar o que os outros têm a dizer conta muito para ter sua liderança reconhecida. Pare tudo o que está fazendo no momento, olhe nos olhos da pessoa, preste atenção ao que dizem e espere que acabem de falar antes de emitir qualquer opinião ou fazer alguma pergunta. Todos gostam de ser escutados dessa maneira, sentindo-se valorizados e importantes. E isso é essencial na hora de conseguir uma equipe realmente coesa e engajada.
  4. Agir entusiasticamente – Otimismo, energia e entusiasmo no ambiente de trabalho são contagiantes, o mesmo se aplica à negatividade, à preguiça e à falta de motivação. E com qual desses cenários você prefere que sua equipe e seus colaboradores trabalhem? Não tem nem o que pensar, não é mesmo? Lembrando que você é o exemplo, que tal se manter entusiasmado?
  5. Aprender … e Aprender sempre mais – Seja fazendo cursos, assistindo a palestras e seminários de sua área ou escutando atentamente conselhos e sugestões de todos que trabalham com você, o importante é estar sempre aberto ao aprendizado, ao novo.
  6. Delegar – Essa é uma das mais difíceis habilidades a serem desenvolvidas. O bom líder precisa saber delegar tarefas para se concentrar nas atividades que dependem exclusivamente dele e de mais ninguém. Saber enxergar qual membro da equipe é mais capacitado para determinada tarefa está intimamente relacionado a saber liderar. Além disso, os colaboradores se sentem valorizados e confiantes aumentando a motivação.
  7. Ser criativo – Aprenda a expandir seus horizontes. Inove! Como é possível solucionar determinadas questões de maneira diferente? Dá para ter uma nova abordagem? Alguma metodologia de trabalho já consolidada pode ser modificada e melhorada? Reúna sua equipe e os incentive a criar e inovar juntamente com você!
  8. Investir em aprendizado – Para uma visão mais completa e aprofundada da questão, o ideal é investir em cursos especializados na formação de líderes e Coach. Se você está realmente interessado em se tornar um bom líder, não hesite em buscar auxílio profissional!

Você só tem a ganhar dando um grande salto em sua forma de se relacionar com sua equipe e promovendo mudanças pra lá de positivas não só em sua carreira como em sua vida pessoal.

Excelente Trabalho a todos!!!

Fonte: por Daisy Blanco, para CollBusiness News, em 12.09.2018

Leia a 1ª Parte artigo: C.H.A. para uma Liderança Efetiva.

2018-09-12T19:16:23-03:0012/09/2018|Gestão|Nenhum Comentário
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