Empresas e influenciadores digitais

Atualmente, os influenciadores digitais são considerados relevantes na estratégia de comunicação das empresas trazendo um grande diferencial para o sucesso das marcas. Diversas pesquisas observam as mudanças no comportamento das redes sociais, a estratégia com os influenciadores e o impacto de posts patrocinados.

A popularização da internet deu oportunidade a qualquer um que saiba usar as plataformas disponíveis, e alguns acabam se tornando celebridades da web. Eles se destacam pela produção de conteúdo relevante para redes. No último ano, o Youtube foi a rede social que mais gerou alcance para seus usuários. Em seguida, vem o Instagram, o Facebook e o Twitter. Essa popularidade pode ajudar na estratégia de marketing de uma empresa, sendo capaz de alavancar o sucesso de uma marca.

O que determina o grau de importância de um influenciador é o modo que as pessoas interagem com os canais deles. Esse envolvimento dos fãs pode ser medido por meio do número e qualidade dos comentários, quantidade de compartilhamentos e marcações.

É fundamental que uma empresa saiba usar a credibilidade e reputação de canais na internet a seu favor. Além de ter um custo menor, essa estratégia gera resultados mais assertivos, uma vez que é mais fácil de atingir o público-alvo certo da marca.

Em sua terceira edição, o estudo ‘Os Influenciadores – Quem Brilha na Tela dos Brasileiros’, realizado pela Provokers para o Google e o Meio & Mensagem, traz novas ideias sobre as figuras públicas nas quais os jovens brasileiros mais se espelham. De acordo com a pesquisa, os youtubers são admirados pelas características pessoais, no que se diferenciam de outras celebridades convencionais, assim como a produção constante de vídeos associados ao dia a dia, sem produção mais elaborada. O estudo mostrou ainda que autenticidade, originalidade, inteligência e humor são as características mais importantes na definição de uma personalidade entre os brasileiros. A exposição da vida particular e de sentimentos universais aproxima fãs e ídolos, criando a percepção de “gente como a gente”.

Qualquer forma de aumentar os resultados com base no conteúdo é chamado de Marketing de Conteúdo, e traz bons resultados em longo prazo. A empresa ou marca que reconhece a importância do marketing digital como estratégia de divulgação, possivelmente, terá um aumento de vendas. Afinal, a internet é uma parte fundamental das engrenagens da sociedade hoje em dia, e as pessoas são cada vez mais influenciadas por ela.

Fonte: Alana Rauber, para a revista digital CollBusiness News, edição 11.2017.

2017-12-13T20:08:25-03:0004/12/2017|Mundo Digital|Nenhum Comentário
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