Entenda como ser um líder inesquecível (no bom sentido!)

Aproveite que estamos no início do ano e reflita sobre como se tornar um líder melhor ou mesmo inesquecível em 2019. Comece por perguntar-se: O que torna alguém um líder?

Liderança não é apenas estar em uma posição mais elevada hierarquicamente ou assumir o comando de equipes em uma empresa. Ser líder também não é um dom inerente ao ser humano ou um talento natural que nasce com ele. Asseguro que para ser um verdadeiro líder você precisará de muita disciplina, para um desenvolvimento continuado e visão de mundo voltado para coletividade, onde o bem do outro é mais importante do que o seu próprio.

Listei abaixo algumas competências que servirão como um guia para seu desenvolvimento ou mesmo amadurecimento enquanto líder. Leia atentamente e não perca mais tempo, aplique imediatamente.

Inspiração e Sabedoria.

Perceba que o modelo em que um manda e todos obedecem já não funciona mais. Inspire todos à ação. Seu comportamento ético, otimista e empático estimula quem está ao seu redor a também fazer o melhor. Crie um ambiente de trabalho que permita as pessoas o desenvolvimento profissional e a qualidade de vida.

Confiança e Autoconfiança.

Primeiro passo para conquistar esse objetivo é delegar tarefas e responsabilidades. Descubra os pontos fortes e atividades que a sua equipe acha mais estimulante e comece a abrir mão de controlar tudo. Esteja pronto para orientar no que for preciso, mas use o tempo para se concentrar em tarefas mais relevantes, como conhecer cada membro da sua equipe por exemplo.

Inteligência emocional e auto controle.

Diante de situações de crise não entre em pânico. Se desesperar em momentos difíceis ou criar uma atitude negativa também desmotivará a equipe e diminuirá o nível de entrega. Ter inteligência emocional é saber se concentrar na resolução e não no problema e sobretudo orientar as pessoas mantendo todos focados em fazer um bom trabalho.

Comprometimento.

De o exemplo, se você espera que sua equipe trabalhe com empenho, seja responsável com prazos e horários e produza com qualidade. Não há motivação maior do que ver um líder comprometido, trabalhando lado a lado, justo com as suas promessas e fiel aos valores que exige das pessoas ao seu redor.

Bom senso.

Profissionais possuem valores, experiências de vida e visões de mundo diferentes, por isso, nem sempre uma brincadeira será recebida por todos da mesma forma, nem todos conseguirão trabalhar sob pressão ou terão o mesmo nível de afinidade com você. Observe e personalize a sua abordagem com os colaboradores.

Honestidade.

Pilar da confiança e da construção de uma imagem ética. Admita erros, reconheça méritos e preze sempre pela verdade, mesmo que ela não seja tão boa. Isso demonstra para as pessoas a sua volta que independente das condições, elas podem contar com você.

Para concluir e desejando que você seja um(a) líder melhor, destaco o Autoconhecimento. Porque somente líderes que conhecem seus pontos fortes e fraquezas, conseguem lidar melhor com as situações do dia a dia, medir suas reações e emoções diante de conflitos, criar metas consistentes e transformar o ambiente ao seu redor promovendo harmonia e o verdadeiro espirito de equipe.

Excelente Trabalho a todos!!!

Fonte: por Daisy Blanco, para CollBusiness News, em 19.02.2019

2019-02-19T22:14:20-03:0019/02/2019|Capital Humano|Nenhum Comentário
Translate »