A WebPeak, desenvolvedora de tecnologia para análise de marketing digital e SEO – Otimização de Sites para Mecanismos de Busca – fez um estudo sobre a páginas na internet dos bancos digitais e instituições financeiras do Brasil. Trata-se do Quadrante Épico da WebPeak: Bancos que dividiu as páginas desses players em Líderes, Visionários, Populares e Despreparados. O Nubank é o único a figurar como líder e o Digimais ocupa sozinho a posição de visionário. O mais surpreendente é que 12 instituições se enquadram no quadrante “Despreparados”: next, Superdigital, Agibank, Banqi, Bmg, entre outros.

Despreparados” são sites que não têm estratégia sólida de marketing digital e atendem parcialmente aos requisitos técnicos apurados neste estudo e, muitas vezes, podem ser de grande porte, com foco em ações em outros canais.

Os sites “Líderes” recebem mais acessos orgânicos devido à atenção e preocupação com as principais práticas do mercado, que estão ligadas à performance interna e externa. E os “Visionários” são aqueles que trabalham de maneira expressiva a melhoria do seu posicionamento digital, mas ainda não atingiram o status de líder. Estes sites podem ser vistos como desafiantes e merecem seu lugar de destaque, pois o potencial de superação pode ser considerado como ameaçador.

estratégia digital

O objetivo do Quadrante, segundo o CEO da WebPeak, Marcos Custódio, é quantificar os resultados digitais dos maiores players do mercado. Este material oferece aos gestores de marketing um mapa de oportunidades, que permite mensurar ações dos principais sites com o maior share de tráfego do mercado.

Custódio explica que se o site de um banco digital não aparece no quadrante ou não está em destaque porque ele não atende aos critérios de qualidade aplicados pelos principais buscadores. “Atender a estes critérios garante que o site de qualquer empresa esteja otimizado para a transformação digital”, assinala.

Os sites do Itaú, Bradesco, N26 figuram no e N26, seguidos do da Cielo, N26 e Banco Pan, figuram no quadrante “Popular” que, como o próprio nome já diz, são páginas de referência na internet, porém, não atendem a critérios simples de qualidade utilizados para qualificação de sites em mecanismos de busca. Na fronteira entre “Populares” e “Despreparados” estão o Neon, o Original, o C6 Bank, Modalmais e Mercantil do Brasil.

Populares

Despreparados

Metodologia do estudo

O estudo utilizou a ferramenta de análise de marketing digital e SEO da WebPeak para consolidar uma série de métricas que determinam a liderança em um segmento na internet. Estas informações são obtidas a partir de dados comercializados por aplicativos populares, instalados em mais de 100 Milhões de Dispositivos.

Para chegar a esses resultados, o estudo avaliou diversos indicadores quanto ao engajamento; score e performance dos sites. O score dos sites foi um dos conjuntos de indicadores mais importantes do estudo por ajudar a identificar quais são os sites mais qualificados para os buscadores de acordo com a quantidade de desenvolvimento de cada um. “Inserimos indicadores de extrema importância para as mais recentes atualizações como Web Vitals”, conta Custódio.

O eixo X mostra a qualidade do site, ao medir a velocidade do site, o acesso em dispositivos móveis, fatores do Webvitals e indicadores. O eixo Y aponta a popularidade do site: domínios por backlinks; quantidade de backlinks e indicadores.

Tendência de crescimento do mercado

O próximo gráfico representa o crescimento do mercado para os termos de interesse do público relacionado aos sites listados no primeiro trimestre de 2021. Por meio dele é possível entender rapidamente o potencial de mercado, além de identificar oportunidades reprimidas do segmento.

Sobre a WebPeak

Fundada em janeiro de 2014, a WebPeak é uma ferramenta de marketing digital e SEO, 100% brasileira, que faz diversas análises que vão desde simples relatórios de page speed, TOP páginas mais visitadas e medidores sociais até relatórios mais complexos, como web analytics, dados de Search Console e monitoramento de links. A ferramenta WebPeak organiza todas as informações relevantes à análise geral do site em um único dashboard, permitindo assim que o analista tenha uma visão mais simplificada e visual dos dados, podendo também construir relatórios personalizados às necessidades do seu negócio.

Para mais informações, acesse Consultoria de Marketing Digital (webpeak.com.br)

Fonte:  por Edilma Rodrigues*, da MakingNews – Assessoria de Imprensa, em 14.04.2021

*Contato: Telefone: 11 – 99124-8755

E-mail:     imprensa@makingnews.com.br