Gestão e Mensuração do Impacto Social

Impacto Social é um dos assuntos queridinhos do momento. Muito é questionado e discutido sobre o que é impacto, qual será o seu futuro nos próximos 15 anos, até por conta dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e como tudo isso deve ser mensurado.

Para trazer a discussão é importante que haja alinhamento de visão. Sendo assim, impacto gerado não está relacionado ao número de alunos, número de clientes ou horas de aula, mas sim entender qual a transformação gerada na vida daquele indivíduo ou daquele espaço depois da intervenção causada por aquele produto ou serviço. Ou seja, identificar se fez diferença do ponto de vista social.

A mensuração de impacto muitas vezes pode ser o calo do sapato de muitos empreendedores por inúmeros motivos: preço, equipe enxuta, desconhecimento de metodologias, entre outros. Por isso, construir uma Tese de Impacto apoiada no desenvolvimento de um argumento com fundamentos, para que, então, defina-se quais são os indicadores a serem mensurados e acompanhados, é o primeiro caminho da clareza de impacto.

Dados empíricos e quantitativos são de extrema importância para que se tenha clareza se o negócio está ou não resolvendo um problema real. Porém, sabendo de todos os desafios do dia a dia de um empreendedor social, os encorajo a investigar a literatura técnica realizada pelo meio acadêmico, bem como por fundações ou institutos.

Uma forma não empírica, mas que fortalece a narrativa de impacto é por meio da colheita de pequenas histórias de transformação. Como seus clientes percebem seu produto e o que eles dizem sobre a mudança que isso causou na vida deles?

E é por isso que a palavra gestão aparece no título. O acompanhamento deixa de ter a única finalidade de comunicação e prestação de contas para o investidor, mas sim como uma ferramenta que contribuirá nas tomadas de decisão da organização de forma contínua.

Com isso, o impacto deixa de ser percebido dentro de uma caixinha e passa a assumir como uma temática transversal e fundamental para a organização.

UMA DICA!

A Artemísia – primeira aceleradora de impacto do Brasil – ao lado da Agenda Brasil do Futuro e Move Social, criou o Guia Prático para Avaliação de Negócios de Impacto Social, com um passo a passo de como mensurar o impacto positivo da sua solução, de forma gratuita.

Só acessar esse link:

https://medium.com/@ArtemisiaBrasil/os-neg%C3%B3cios-de-impacto-social-oferecem-solu%C3%A7%C3%B5es-concretas-para-problemas-reais-da-sociedade-672fa9f033e7

Fonte: por Julia Drezza, para CollBusiness News, em 15.06.2018.

 

 

2018-06-14T11:48:07-03:0015/06/2018|Gestão|Nenhum Comentário
Translate »