Iara: a assistente virtual das cidades

98% das prefeituras brasileiras estão com o nome “sujo” no CAUC.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 98% das prefeituras brasileiras estão com o nome “sujo” no CAUC, o “Serasa” dos governos.

Pensando em como ajudar os municípios a limparem seus nomes, a Comunitas e o AppCívico desenvolveram a Iara, uma assistente virtual para responder perguntas de gestores públicos de todo o Brasil.

Apresentando a Iara

A ideia que deu início a criação da Iara surgiu a partir de uma dinâmica realizada com servidores públicos, o objetivo era melhorar a gestão fiscal dos municípios para evitar os débitos no CAUC.

O robô Iara simula o comportamento e o raciocínio humano, essa inteligência artificial foi criada com a capacidade de aprender automaticamente a partir dos dados inseridos no sistema por gestores públicos e especialistas em finanças municipais.

Para conversar com ela, basta ter uma conta no Facebook e usá-la para acessar o chat disponível aqui.

A ferramenta ainda não está totalmente pronta e passa por testes, mas ela já consegue reconhecer as perguntas feitas por usuários através de padrões de palavras assim como o cérebro humano usa os reconhecimentos para reconhecer objetos e completar frases.

A criação da Iara marca um avanço importante para melhorar a gestão pública no Brasil, otimizando uma das partes mais importantes dela: a financeira.

Fonte: por Blog da Colab, em 01.07.2019

2019-07-05T16:38:53-03:0005/07/2019|Mundo Digital|Nenhum Comentário
Translate »