O atípico ano de 2020 fez com que muitas empresas tomassem direções diferentes em relação ao seu planejamento. Porém, com a retomada das atividades em vários setores, as “expectativas” voltam à pauta e os aprendizados adquiridos nos períodos difíceis tornam-se parte estratégica para os próximos passos. 

É o que aconteceu com a empresa paranaense de solução em gestão visual e materiais para escritórios Isoflex, que vinha em franca expansão no final de 2019, comemorando a parceria com várias gigantes do mercado do varejo, como a Kalunga, para a venda de seus produtos.

A diretora de marketing Carolina Wolfart Hartmann lembra que era grande a perspectiva para 2020, mas, com a pandemia da Covid-19, a empresa teve uma queda no seu faturamento regular e precisou tomar medidas pontuais para contornar o momento instável. “Tivemos que adaptar nossa produção e encontrar produtos que pudessem ser úteis no combate à pandemia. Começamos então a produzir escudos faciais, quadros de beira de leito e displays que foram muito utilizados em hospitais, por exemplo”.

Com a adaptação, a empresa recuperou boa parte do seu faturamento, o que deu um novo fôlego para a próxima guinada: o Home Office. “Essa modalidade de trabalho ganhou força em 2020 e por isso voltamos a nossa produção normal neste primeiro momento investindo no desenvolvimento e na fabricação de produtos voltados a gestão visual do trabalho em casa, como quadros profissionais, tipo o moppy flex, e organizadores de mesa”, complementa a diretora.

Mudanças que vieram pra ficar

Além dos quadros para home office, outras mudanças realizadas durante a pandemia vieram para ficar na Isoflex. Segundo a executiva, o ecossistema comercial e de marketing foi um deles, com a rápida resposta às adaptações de produtos, linha de produção e novos métodos e canais de atendimento ao cliente.

“As mudanças foram muito benéficas para o aprimoramento da empresa, tanto na prospecção de novos clientes como nas nossas políticas de trabalho internas e certamente farão a diferença daqui pra frente”, explica Carolina.

Com  a retomada das atividades em alguns setores, a empresa espera reaver o crescimento esperado. Os mercados mais promissores, segundo Carolina, são as indústria alimentícias e farmacêuticas, cujas atividades tiveram menor impacto no ano de 2020.

Outro fato fundamental é a retomada gradual das feiras de negócios, que são vitais para observar os rumos do mercado, expor novos produtos e fechar parcerias. 

“Estamos confiantes e retomamos nossas atividades normais pós-pandemia mais fortalecidos como empresa. Mesmo com o crescimento, a Isoflex segue como uma empresa familiar e cada vez mais preparada para, mesmo em tempos mais difíceis – como mostrou durante a Covid, buscar as melhores soluções aos clientes”, conclui Carolina Hartmann.

Fonte: por Jaine, Equipe de Jornalismo da Engenharia de Comunicação – Assessoria Isoflex, em 21 de setembro de 2020.