Inteligência de Negócios

O papel e a transformação que a tecnologia desempenha no sucesso de um determinado negócio ou serviço é cada vez mais fundamental. Com o avanço de técnicas de machine learningbig datadata mining e inteligência artificial, a Inteligência Empresarial (ou BI, do inglês business intelligence) é fator preponderante para o crescimento e diferenciação de empresas em um mundo cada vez mais conectado.

Alguns ramos tradicionais estão se atentando para esta nova tendência. O setor de cobranças e recuperação judicial, por exemplo, é um desses ramos onde o BI tem feito toda a diferença na hora de administrar o negócio, criar soluções mais efetivas e solucionar gaps que o trabalho manual não daria conta.

É o caso da Solução Condomínios. Criada em 2002 com o objetivo de prestar serviços de cobrança para condomínios, com foco na gestão de inadimplência, a empresa sempre teve como missão fornecer soluções customizadas que ajudassem os condomínios à manter sua saúde financeira.

Marcelo Bernartt, sócio-proprietário da Solução Condomínios, explica que alta inadimplência é um problema constante nos condomínios:

“Imagine um condomínio com 100 apartamentos e que 10 moradores não paguem a taxa de condomínio. Isso destrói a saúde financeira desse lugar, que tem que arcar com muitos gastos fixos recorrentes como contas, salário de funcionário e manutenção”, afirma Bernartt.

Assim, a Solução Condomínios oferece, dentro de seu pacote de serviços a cobrança com o adiantamento da receita ou cobrança garantidaesse serviço envolve adiantar 100% do valor a ser cobrado e terceirizar por completo todo o processo de cobrança inclusive os custos jurídicos que tanta causam dor de cabeça nos condomínios.

Porém, com o crescimento da carteira de clientes, a empresa se viu frente à necessidade de inovação. Para poder operar em maior escala, era necessário automatizar muitas das operações e centralizar as informações de maneira a tornar mais assertivo o tipo de solução oferecida para o cliente.

Em 2014, veio a grande guinada. Ao realizar uma grande reestruturação, a Solução Condomínios encontrou a solução ideal para seus gargalos. Era necessário investir em BI e a resposta veio com a parceria firmada com a empresa Ausland e o software de B.I. QLik Sense: uma ferramenta analítica extremamente intuitiva.

A Ausland atua no mercado de software desde 1989 e foi a primeira fabricante da América Latina a obter certificação ISO 9001, em 1996. Com o know-how de mais de 30 de mercado, é uma das parceiras da Qlik mais antigas do Brasil e atualmente implanta, capacita e desenvolve cenários Qlik Sense com alto diferencial de mercado.

"A plataforma de análise de dados Qlik Sense é extremamente intuitiva e permite criar visualizações, explorar dados profundamente e observar conexões entre as informações de modo instantâneo e poucos cliques. A Inteligência e tecnologia por trás do Qlik Sense faz com que uma grande quantidade de dados sejam analisados a partir de dashboards simples e intuitivos, e assim seja possível avaliar quais são os melhores caminhos a serem tomados", explica Anderson Wenningkamp, Coordenador Comercial da Ausland.

Era exatamente a ferramenta que a Soluções Condomínios precisava. Com o Qlik Sense, as velhas “planilhas do Excel” foram deixadas de lados e com procedimentos de big datadata mining, aliados com a facilidade no uso do software, a empresa pôde escalar os seus negócios e aumentar consideravelmente sua carteira de clientes:

“Hoje em dia nosso maior diferencial é trabalhar as informações a partir dos números, e assim construir a melhor a estratégia baseada em dados, e não em um puro e arcaico “achismo”, como muitos concorrentes fazem”, ressalta Marcelo Bernartt, que complementa que com a análise, é possível entender a fundo a necessidade particular de cada condomínio, precificar os clientes com base na realidade de cada um e tomar as decisões a partir de indicadores reais e não na famosa "média de mercado".

A Assepro-PR, entidade sem fins lucrativos que representa as empresas de tecnologia do Estado do Paraná, é parte fundamental no árduo trabalho de articulação entre empresas de tecnologia e o mercado. Com centenas de associados, como a Ausland, a entidade sabe o quão importante é trazer a inovação para os diferentes setores da economia:

“Um dos nosso papéis fundamentais é fazer esse meio de campo entre as empresas. Isso faz com que nosso associado possa ter um mercado aberto a sua frente ao mesmo tempo que permite aos empresários conhecerem cada vez mais soluções tecnológicas que revolucionem seus serviços” diz Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-PR.

Fonte: por Jaine, Equipe de Jornalismo da Engenharia de Comunicação - Assessoria Assespro- PR, em 07 de agosto de 2020.