Numa crise seja como a Águia

Olá, bom dia!!!

Temos visto com grande frequência em diversos meios, um ambiente de crescente desconfiança e preocupação quanto ao futuro. Um Governo descoordenado e empresários reticentes em realizar investimentos, pelo contrário, as empresas estão enxugando cada vez mais. São ações e posturas que interferem diretamente em elevação do nível de desemprego e em paralisia econômica gerando uma reação adversa no humor da economia.

De fato, o momento é de grave crise.

O que chama a atenção é o bombardeio de informações negativas por parte dos meios de comunicação, inclusive no que se refere ao mercado de credito e cobrança. No entanto com pouca ou nenhuma proposição para a saída desse furacão.

Apenas como exemplo, ontem mesmo, ocorreram enxurradas de notícias a respeito da aquisição de uma grande instituição financeira por outra. Uma série de compartilhamentos, como se fosse uma grande fofoca da revista Karas.

Mas quais os riscos e oportunidades que estão implícitos nessa transação? Sinceramente, não vimos ninguém se pronunciar.

A ordem natural é que diversas operações sejam unificadas. No que diz respeito a indústria de Cobrança que atua com esses grandes players, indaga-se: como estão se preparando aqueles que possuem contratos com essas instituições? Existem os dois lados da moeda, tanto podem ganhar como podem perder. E se possuírem operações concentradas com esses clientes? Quais ações mitigadoras de riscos?

Ps. Nem entramos em detalhes em toda cadeia envolvida (demais fornecedores).

O exemplo acima reforça a tese que grande parte dos agentes envolvidos na indústria de cobrança ainda é impulsionada de forma reativa.

Existe muita oportunidade que precisa ser observada com inteligência.

A melhor maneira de sair de uma tempestade é mergulhar para dentro dela.

As Águias possuem uma forma muito especial e própria de enfrentar as tempestades. Quando se aproxima uma tempestade elas abrem suas asas alçam voo a uma velocidade de até noventa quilômetros por hora e enfrentam a tormenta. Elas sabem que acima das nuvens escuras e das descargas elétricas, brilha o sol.

Tenham uma ótima semana.

Manoel Adriano de Moraes

Fonte: Artigo publicado no Linkedin em 03.08.2015. Video postado no Youtube em 14.03.2016

2018-07-05T11:34:58-03:0009/07/2018|Vídeos|Nenhum Comentário
Translate »