Novas atribuições para crédito e cobrança

novas atribuições

A boa avaliação do risco de crédito contribui para a criação de novos negócios e a potencialização dos negócios já existentes.

Cada vez mais, a atuação da área de crédito e cobrança ultrapassa as atividades básicas de avaliação de risco de crédito ou de recuperação de ativos.

Hoje, a área de crédito e cobrança contribui também na criação de novos negóciose na potencialização dos negócios já existentes. Esse novo posicionamento vai de encontro ao conceito moderno de que todos os departamentos de uma empresa devem participar do desenvolvimento e do aumento da lucratividade do negócio.

Essa mudança se tornou possível porque hoje o acesso às informações para análise de crédito é muito mais ágil. Anteriormente, para se verificar o comportamento de um cliente na praça, por exemplo, perdia-se muito tempo nos contatos telefônicos ou enviando fax solicitando referências.

Com os novos serviços de informações, baseados no compartilhamento de dados, conseguimos ter rapidez e segurança nas análises de crédito. As informações são disponibilizadas imediatamente e não existe dúvidas quanto à idoneidade de quem fornece a informação.

Equipes mais enxutas

O resultado de tudo isso é um tempo menor na análise de crédito.

Nestas condições, o papel do analista de crédito se transforma e surge então a oportunidade desse profissional desenvolver novos trabalhos, focando seus esforços também na ampliação dos negócios.

Mas, é claro que esse desenvolvimento tecnológico provocou também a redução das equipes de crédito e cobrança. Por isso, é natural que haja uma resistência a essas mudanças. Mas, na verdade, é preciso enxergar essas mudanças como uma oportunidade de transformação profissional e pessoal.

Por isso, é preciso manter a equipe sempre alinhada com os avanços e as inovações.

Financeiro e Comercial

As informações que o setor de crédito tem acesso podem contribuir efetivamente para a potencialização dos negócios da empresa através da prospecção de clientes, aumento do ticket médio e da identificação de novas oportunidades.

No primeiro momento essa iniciativa pode parecer, sim, uma intervenção do financeiro na área comercial.

  • Estar aberto à Novas Ideias;
  • E se desprender dos Velhos Paradigmas.

Este é o pressuposto para que as Novas Atribuições sejam assumidas pela área de Crédito e Cobrança.

Portanto, o melhor caminho é Estreitar o Relacionamento dessas duas importantes frentes na empresa: a Área Financeira e a Área Comercial.

Aproveite o que o mercado já oferece

Sejam ferramentas para prospecção, para potencialização das vendas, para higienização de cadastro ou gerenciamento de carteiras, apenas ter essas ferramentas por si só não é o suficiente.

Para que novas informações e recursos sejam utilizados em sua plenitude, é imprescindível que haja o constante treinamento e a qualificação do pessoal de crédito e cobrança.

E uma ótima forma de aprender a usar essas novas ferramentas é aproveitando os treinamentos gratuitos que são oferecidos pelos fornecedores destes serviços.

Os provedores de serviços para o mercado de crédito e cobrança estão constantemente promovendo cursos e treinamentos para uso dos seus novos produtos.

Fique de olho

A cada dia são oferecidos novos e melhores recursos para crédito e cobrança.

São serviços que surgem pela necessidade dos negócios e pela constante evolução do mercado.

Também é extraordinário o aperfeiçoamento de serviços já existentes, cada vez mais precisos e, muitas vezes, personalizados para cada ramo específico de atividade.

Acompanhar esse progresso é fundamental para que se possa experimentar todos os seus benefícios na prática, verificando os bons resultados nos negócios.

Para que isso seja possível é necessário manter a equipe de crédito e cobrança alinhada com as novas tecnologias e serviços.

Fonte: por Dr. Denis Siqueira para o portal Crédito e Cobrança em 30.09.2015

2019-06-02T22:11:45-03:0003/06/2019|Crédito&Cobrança|Nenhum Comentário
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