Números, números e mais números.

Incrível a forma como no século 21 as empresas tomam decisões. Não falo dos top 3 bancos do país, mas também não falo da mercearia do seu João. Falo de empresas de médio a grande porte, com carteiras consideráveis onde os números são pouco ou mal observados.

M.I.S*: em 1994 aprendi que M.I.S é o processo de transformar dados em informação para a tomada de decisão.

Mas como algo tão simples é muitas vezes esquecido ou mal gerenciados por grandes empresas.

Falando da área que tenho mais familiaridade, cobrança, podemos entender que os números de rolagem ou um acompanhamento de carteira através de um aging é o básico a existir em qualquer empresa. OK, acho que esta etapa já superamos, mas um M.I.S de gestão de risco vai além dos números básicos.

Costumo dizer que os números falam, a propósito, as vezes eles gritam. E insistimos a não conecta-los ao dia a dia, ao operacional, ao chão de fábrica, onde o jogo é jogado.

Comecei um projeto a cerca de 9 meses atrás, um projeto que começou com um formato de coach para equipe, porém com foco no desenvolvimento para gestão de cobrança. Na evolução fiz praticamente um “interim manager” até a chegada do atual gestor. Meu primeiro foco: Números. Como somos medidos, como podemos enxergar a evolução. O processo começou pequeno e hoje os principais indicadores de gestão fazem parte do “pão nosso de cada dia” dos líderes da área.

Sem saber onde estamos não sabemos pra onde vamos, só olhando o retrovisor não conduzimos o veículo a frente.

E voltando ao conceito do M.I.S, não basta só transformar dados em informação, gerar um book bonito colorido! Tem que servir pra tomar decisão. É pra isso que os números servem.

Acordei hoje e olhei a temperatura, 17˚ C, tomei a decisão de levar blusa. O dia a dia está cheio de exemplo de informações que explodem na nossa frente e geram decisões.

Então por isso eu convido você gestor de cobrança, ou de qualquer outra área. Vamos repensar seus indicadores, vamos efetivamente tomar o volante de suas vidas profissionais.

Vamos olhar pra frente saber onde estamos pisando e onde podemos chegar.

Um grande abraço,

Eduardo Tambellini

 Fonte: publicado em 25.07.2018. Leia a integra do artigo no blog Tabelando com Tambellini.

*M.I.S. nada mais é que uma abreviação do termo inglês “Management Information System”, que numa tradução literal pode ser lido como S.I.G. (Sistema de Informações Gerenciais ou Sistema de Informações de Gestão).

2018-08-07T15:25:27-03:0031/07/2018|Crédito&Cobrança|Nenhum Comentário
Translate »