O Caminho para a Real Transformação Digital.

Nos últimos anos temos nos deparado com as maiores e mais impactantes transformações que a sociedade experimentou na sua história.

Com a adoção de Tecnologias e suas novas características de mudanças de ciclo, todas as pessoas, direta ou indiretamente, têm sido impactadas.

Tecnologias analógicas, focadas na produtividade e comunicação foram impactantes nas melhorias internas e na possibilidade da integração dos negócios. Mas as Tecnologias Digitais trouxeram uma infinidade de possibilidades.

Quando implementamos qualquer Tecnologia, mais que transformar processos corporativos ou pessoais, temos que estar atentos também à velocidade de transformação que ela demanda. Por isso é tão importante entender as características da Transformação Digital.

Um fenômeno que movimentou a TI corporativa a partir do final dos anos 90, motivado pela globalização e a competitividade acirrada, e que agora é sensível a todos.

Mas percebemos que as inúmeras Tecnologias e plataformas disponíveis hoje, trazem uma grande possibilidade de não serem adotadas corretamente.

O próprio fenômeno da Consumerização motivou muitas pessoas a usar ferramentas inadequadas ou de maneira errada.  Como colaboradores que usam aplicativos pessoais em processos internos de comunicação, e sistemas externos que não atendem quesitos básicos de integração e padrões, por exemplo.

Por isso é importante voltar a atenção às bases sólidas de Transformação.

Em especial, a infraestrutura, hardware, software ou especialização na sua operação, antes responsável por boa parte dos custos operacionais, hoje tem um grande elemento de apoio que é a Computação em Nuvem.

A inteligência no tratamento de clientes, suas necessidades e reações, assim como aumentar a sua visibilidade e testar a sua credibilidade podem explorar as inúmeras possibilidades que nos trazem as Redes Sociais.

Na Inteligência de Negócios, como a quantidade de dados cresce de maneira exponencial, o Big Data aparece como uma solução extremamente importante.

E por fim, a Mobilidade, que permite aumentar a produtividade, distribuir melhor o trabalho e criar novos canais de prospecção, vendas e atendimento aos seus clientes. Lembrando, claro, que o BYOD (Bring Your Own Device) apesar de ter uma imensa aceitação por permitir que as pessoas usem seus dispositivos pessoais para as questões do trabalho, tem que ter cuidados especiais de segurança.

Apenas algumas dicas, que valem para empresas de qualquer tamanho, em qualquer área, para permitir implantar e usar Tecnologias de maneira adequada.

A Transformação Digital aparece hoje em diversas pesquisas oficiais  como a principal preocupação entre a maioria dos gestores de TI no mundo e uma realidade que preocupa muito, especialmente no Brasil.

Hoje os gestores devem tratar a TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)  com uma nova abordagem. Onde ela desempenha um papel chave na Transformação do negócio. Estratégia, estrutura, cultura e processos da empresa.  Usando principalmente como aliados o alcance e o poder da internet.

Sendo os 3 principais movimentos que identificamos como prioritários:

  • Transformação dos processos;
  • Transformação dos modelos de negócio;
  • Transformação e monitoramento da experiências dos cliente.

A digitalização dos processos é o ponto de partida. Novos modelos, novos negócios e tratar a globalização e a competitividade com foco no ambiente digital são a consequência natural.

Princípios que valem para empresas de qualquer tamanho, em qualquer setor.  Imagine então quanto é importante para empresas do Mercado Financeiro. Dada a seriedade necessária no tratamento dos seus processos.

A Transformação Digital é o principal desafio estratégico hoje, que estamos imersos no universo da Tecnologia, para qualquer empresa se manter relevante aos seus clientes e parceiros.  Mas como ainda é um tabu para a maioria das empresas e sem consenso entre os Gestores da TI corporativa, fica aqui então um sugestão:

Avalie o seu negócio, e como estão sendo aplicadas as Tecnologias que o suportam. Foco sempre no contexto Digital, porque esse caminho não tem volta.

Planeje.  Avalie.  Se precisar, mude.  Transforme com foco no Digital!

A Transformação Digital é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio!

Fernando Lemos*

*Estrategista em Tecnologia e Inovação

Fonte: Revista CollBusiness News, jan.2017

2018-08-07T15:47:17-03:0024/07/2018|Tecnologia|Nenhum Comentário
Translate »