O papel dos relatórios internacionais na gestão de crédito de empresas no exterior

O mercado internacional tem sido objeto de interesse de muitos empresários, em busca da expansão de suas empresas para além dos limites do território nacional.

Entretanto, antes de começar a atuar no exterior, é preciso que o gestor conheça a fundo os mercados, entenda sobre temas relacionados a ele — como os relatórios internacionais — e saiba como lidar de forma adequada com a gestão dos seus novos clientes.

Desenvolvemos este artigo com o objetivo de trazer ao leitor e empresário informações relevantes sobre o papel dos relatórios internacionais na gestão de créditos de empresas no exterior; além de destacar a importância de estar atento a boas práticas como a análise de crédito e a contratação de empresas especializadas para atuar nesse setor.

Continue a leitura e entenda!

Análise de crédito e empresas no exterior

A análise de crédito é o processo por meio do qual se realiza a avaliação de dados de uma empresa ou pessoa física, de tal forma que se torne possível ter em mãos um levantamento completo de informações sobre a sua saúde patrimonial e financeira.

Vale destacar que a análise de crédito é um procedimento que envolve a habilidade de avaliar uma situação de forma objetiva e subjetiva, considerando cenários de incertezas e mudanças constantes.

Isso significa que boa parte do trabalho e do resultado que envolve uma análise de crédito é realizado com base no julgamento e nos critérios de análise considerados pelo agente de crédito, levando em conta sua habilidade e experiência no mercado.

Nesse sentido, a avaliação subjetiva é importante, tendo em vista que o profissional responsável pela análise deve utilizar a sua experiência para identificar, por exemplo:

  • posturas pregressas;
  • capacidade financeira;
  • capital disponível;
  • condições para cumprimento de dívidas.

Ao se iniciar o trabalho de fornecimento com uma empresa localizada fora do país, os agentes financeiros devem atentar para a importância de realizar um levantamento do histórico financeiro da empresa-alvo da sua carteira.

Em um cenário internacional, pouco se conhece sobre os novos clientes, sua capacidade financeira e sua postura no mercado, razão pela qual essa análise se torna imprescindível para garantir a segurança financeira do seu negócio.

De forma geral, as empresas que começam a explorar o mercado externo têm pouco ou nenhum conhecimento sobre o histórico financeiro dos seus prospects, o que faz com que o planejamento e a avaliação preliminar dessas informações se tornem essenciais para garantir que todo o processo de venda seja efetivo e rentável.

Relatórios internacionais e sua importância

Os relatórios internacionais são documentos utilizados no processo de análise de crédito de uma empresa localizada no exterior. Suas informações permitem à empresa interessada ter um panorama completo sobre as finanças e capacidade de realizar novos negócios da organização em foco.

Tais documentos podem ser obtidos de várias fontes, sejam elas públicas ou privadas. O responsável pelo setor de análise de crédito é quem confere as necessidades e objetivos de cada avaliação, normalmente, levando em consideração o objetivo de criar um relatório completo e que reflita a real situação vivenciada pela empresa analisada.

Investigações financeiras têm o escopo de mostrar para o empresário se o futuro cliente ou parceiro internacional é uma fonte confiável, se respeita a legislação e as regras do seu país, se tem ou não uma boa reputação no mercado e de que forma ela se comporta com relação aos seus demais parceiros, clientes e fornecedores.

A terceirização da área de cobrança da sua empresa

Empresas que iniciam o processo de internacionalização e passam a criar relações comerciais com outros países costumam estar em um patamar maior de desenvolvimento.

Esse nível de desenvolvimento faz com que muitas delas invistam no outsourcing de algumas áreas do negócio, visando qualificar esses setores e permitindo o direcionamento da sua energia e dos seus times para áreas mais estratégicas do negócio.

A terceirização também é uma forma de garantir que determinados setores do negócio sejam atendidos por profissionais especialistas naquela área, garantindo um retorno mais alto com um investimento mais baixo.

A terceirização do setor de cobrança internacional é uma das ações que têm se expandido no meio empresarial, especialmente quando a corporação já adquire uma certa maturidade no comércio internacional.

Isso ocorre porque a atividade de gestão financeira de clientes localizados fora do país demanda dos profissionais do setor conhecimento específico acerca da legislação, da cultura, do idioma e das práticas adotadas naquele local.

Manter uma estrutura interna de cobrança internacional é financeiramente desvantajoso, considerando o fato de que requer um investimento muito alto, demandando da empresa um custo injustificável. Por isso, a prática da terceirização tem ganhado espaço entre as empresas que vendem para clientes fora do país.

Como escolher um fornecedor terceirizado para cobranças internacionais

Ao buscar um fornecedor que ofereça esses serviços, é importante avaliar se as empresas candidatas são idôneas, se têm profissionais especializados na área com conhecimento financeiro e legal, e domínio do idioma, se adotam boas práticas na esfera de negociação extrajudicial e, principalmente, se realizam um folow-up eficiente de todo o processo que envolve suas ações, desde a análise de crédito até possíveis negociações para pagamento de pendências.

A Global Estratégias Financeiras é referência na área de cobranças internacionais, contando com um time especializado para atuar em todos os países, sendo reconhecida pelos seus clientes pela sua expertise e capacidade de resolução de conflitos com eficiência e segurança, fechando bons negócios em favor daqueles que atende.

Como uma empresa de cobranças especializada em oferecer serviços de outsourcing para gestão da área de cobrança de diferentes modelos de negócios, a Global atua em todo processo de gestão das cobranças, incluindo a operacionalização e prática de negociações focadas em resultados rápidos e efetivos para os seus clientes.

Se você quer vender para empresas fora do país, lembre-se de planejar o seu negócio, garantindo uma estrutura que lhe ofereça todo o suporte para lidar com demandas vinculadas a legislação, comunicação, inadimplência e cobrança dos novos clientes.

Fonte: por Somos Global em 26.06.2019.

2019-08-14T10:50:47-03:0013/08/2019|Crédito&Cobrança|Nenhum Comentário
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