O que as pessoas não te disseram sobre o aprendizado de IA / Máquina?

Algumas das técnicas/modelos que são usadas atualmente estão disponíveis há décadas e são vendidas como novidades, enquanto a novidade é apenas o poder de processamento, finalidade da aplicação e quantidade e variedades de dados (ou nem isso!) para servir de entrada nestes modelos, como regressão linear/logística e árvore de decisão.

Em muitos dos casos em que uma técnica moderna é utilizada, ela poderia ser substituída por uma mais simples, mas o pessoal de vendas vai fazer questão do uso de *redes neurais artificiais* que o cliente adorou!

As “regras” que são aprendidas por um modelo podem ser muito simples.

Por exemplo, se você está tentando prever uma série temporal e usa os valores da mesma em períodos passados e outras variáveis, pode ser que o seu modelo final diga apenas que a previsão do próximo período será composta em 80% do valor dela no período anterior, mais 15% do valor há dois períodos e o restante virá das outras 1, 2… 100 outras variáveis que você colocou no modelo e chamou de *big data*.

A maioria do que é feito em aprendizado de máquina hoje é aprendizado supervisionado e isso quer dizer que ele é totalmente específico para resolver uma única tarefa.

A transferência de conhecimento ainda é uma subarea que recebe pouquíssima atenção – tudo tem ido tão bem, então vamos deixar isso pra depois.

Fonte: por Luciano Basile, para CollBusiness News, em 17.09.2018

2018-09-17T23:53:25+00:0018/09/2018|Tecnologia|Nenhum Comentário
Translate »