Fechamento de agências

Por Jefferson Frauches Viana*, para Linkedin em 27.11.2019.

Um planejamento envolve as ações micro, digo, aquelas que fazem parte da rotina da empresa. Acompanhar o sucesso dessas diariamente é que fará com que os grandes resultados sejam alcançados com o tempo.

Veja o artigo que preparei sobre o assunto:

Independente se você é dono de um negócio ou tem um cargo executivo, saber planejar as ações é fundamental para obter sucesso. Não só planejar, mas controlar esse planejamento e tomar as ações necessárias no momento certo caso as situações tomem rumos inesperados.

Por que digo isso? Observe a situação de alguns bancos.

O segundo maior credor privado do Brasil continua crescendo a cada ano, mas no último dia 31 (outubro), o mesmo anunciou o fechamento de 150 agências ainda este ano e pelo menos mais 150 no próximo ano.

O motivo foi o seguinte: registrou em 2019 custos acima do esperado, ficando aquém de suas próprias metas e decepcionando investidores. Os custos do banco subiram até 3,5% a mais que o esperado no ano.

Obviamente, bancos são companhias que não chegam à falência facilmente por mal planejamento, mas quando falamos de empresas de pequeno e médio porte, esse risco é significativo.

Essa redução no número de agências já era prevista, já que cada vez mais as empresas apostam em atendimento digital.

Mas, a partir dessa notícia, podemos notar a importância do bom planejamento. Pensar a curto, médio e longo prazo são ações vitais para qualquer empresa. No meio dessas expectativas, muitas vezes pode ser necessário alterar a rota, e tudo bem, desde que o foco nos objetivos seja mantido.

Um planejamento envolve as ações micro, digo aquelas que fazem parte da rotina da empresa. Acompanhar o sucesso dessas diariamente é que fará com que os grandes resultados sejam alcançados com o tempo!

Espero que tenha gostado do artigo e que ele possa ser útil para repensar sobre o planejamento de sua empresa!

* CEO Way Back Gestão de Negócios e Relacionamentos  e TCM Goup.