Tecnologia desenvolvida em parceria com a ACOM Sistemas torna online e
agiliza abertura de sociedades entre advogados de 60 dias para 48 horas no Paraná

Uma nova plataforma tecnológica tornou totalmente remoto e reduziu de 60 dias para 48 horas o processo de abertura de novas sociedades de advogados no Paraná.

A ferramenta está sendo disponibilizada pela Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR) aos seus associados. A partir da RedeSim, que integra diversos órgãos públicos, todo o processo de abertura de sociedades ficou centralizado, permitindo que os advogados façam desde a solicitação perante a junta comercial e até o pagamentos de taxas, junto à prefeitura e OAB, em até 48 horas.

“Antigamente, para um advogado abrir uma sociedade, levava em torno de 60 dias, por conta de toda a burocratização e não integração de sistemas. Com a plataforma integrada, esse tempo caiu para 48 horas, o que é uma agilidade muito grande”, explica Wellington Cesar Ribeiro, gestor de projetos da ACOM Sistemas, uma das empresas responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

Ribeiro complementa que a ferramenta possibilita que tudo pode ser feito online, não havendo a necessidade do advogado deslocar-se até a OAB para realizar o requerimento, retirar o boleto e ir ao banco pagar.

“O lançamento desta solução veio em uma boa hora, em que a sociedade vivencia o isolamento em decorrência da pandemia da COVID-19. Assim, as pessoas podem dar sequência em seus afazeres e planejamentos, como a abertura de uma sociedade sem sair de casa”, completa o gestor da ACOM.

Segundo ele, todo este projeto tornou-se possível através de uma parceria entre a OAB-PR, Junta Comercial e Prefeitura, e que foi viabilizado pela ACOM Sistemas, responsável pelo ERP Everest, software utilizado pela OAB e que realiza a gestão empresarial, flexibilizando e modulando o planejamento de operações dentro de uma empresa.

Parceiros desde 2013, o EVEREST é o sistema responsável pela gestão administrativa da OAB-PR. Nesta integração, o novo desafio da ACOM Sistemas foi integrar a requisição do advogado no site, gerar o boleto referente às devidas taxas, a requisição junto ao banco e ao final, informar novamente a OAB quando o pagamento foi realizado.

“Para que as instituições pudessem ter esse sistema integrado, foi necessário o desenvolvimento de uma série de modificações na plataforma que permitissem esse trânsito de informação. O resultado foi um sucesso e todo o processo está integrado e otimizado”, afirma Ribeiro.

Christiane Richter Minhoto, gestora do setor de sociedades da OAB/PR, diz que o sistema tem sido muito eficaz. Dentre os grandes benefícios já observados, além da agilidade, está o fato de que o processo diminui erros de documentação e possibilita o advogado já sair com o número do CNPJ no ato do registro.

“Muitas vezes as sociedades eram constituídas em endereços que não eram permitidos pela prefeitura e só no momento da obtenção do alvará é que vinham a saber, o que gerava um grande prejuízo. Agora na consulta de viabilidade já sabem se será ou não possível o uso daquele endereço”, explica Christiane.

O feedback dos advogados tem sido positivo. Como todo e qualquer sistema novo, ainda existe uma curva de aprendizado, porém Christiane nota que os benefícios já trazidos são animadores.

“Os advogados estão gostando. Como a plataforma foi recém lançada, estamos trabalhando para torná-la cada vez mais intuitiva”, finaliza a gestora da OAB/PR.

O sistema já está em funcionamento desde o dia 13 de março e os advogados interessados em abrir uma sociedade podem acessar o portal  http://www.empresafacil.pr.gov.br/ e solicitar o pagamento das taxas através da plataforma.

Fonte: por Nicole Thuler, Equipe de Jornalismo da Engenharia de Comunicação – ACOM Sistemas, em 09 de abril de 2020.