Parâmetros para o Planejamento 2018

Embora as “Best Practices” recomendem a formulação do Planejamento Anual com antecedência de pelo menos quatro meses, este mesmo “framewok” prega que exista o replanejamento periódico: uma boa ideia é que este seja mensal.

Em meio a uma avalanche de cenários, opiniões e apostas muitas vezes surgem dilemas: adotaremos a fonte X ou a fonte Y para o Índice Z ? Em primeiro lugar, nunca é demais relembrar os passos típicos do Processo de Planejamento:

  1. Determinar objetivos a médio e longo prazos
  2. Avaliar os fatores internos que afetam as questões chave
  3. Gerar opções de estratégias que priorizem e abordem essas questões
  4. Decidir entre as opções
  5. Monitorar os resultados das etapas de processo de planejamento

Então um precioso “input” são as previsões para os índices econômicos “drives” das decisões condicionais da Organização no horizonte escolhido para o Plano.   Este artigo se propõe a resumir e cotejar tais parâmetros para clarear e direcionar o processo de escolha. Foram colhidas notícias e artigos de entidades e organizações de credibilidade e de prestígio como o BACEN, IPEA e Banco Mundial e sumarizados na tabela resumida a seguir:

Em resumo, embora com a cautela de quem ainda sofre os efeitos da crise Econômica e Política que aflige o País desde 2015, as perspectivas são encaradas como mais otimistas para 2018 do que para o ano passado, sendo que duas entidades mantém uma visão positiva para 2019. Para este ano, a inflação ficaria em torno de 4%, o PIB se elevaria em torno de 3%, o câmbio por volta de R$ 3,35 por dólar e a SELIC, aproximadamente 7,5% ao ano.

Em tese, o Processo de Planejamento deveria independer do “humor” das previsões, já que as instituições devem lidar com quaisquer cenários para perseguir suas metas e objetivos. Mas só aqui entre nós, que é muito melhor trabalhar em um cenário um pouco mais favorável, isto é…

Mãos à obra !

Fonte:  Prof. Marco Fattibene, mestre em engenharia de produção,   para o portal CollBusiness News, em 25.01.2017

2018-01-28T21:33:24-03:0025/01/2018|Gestão|Nenhum Comentário
Translate »