PF CONCEPT

A cerca de dois meses fui convidada por um amigo para escrever alguns artigos para o blog da confecção dele, a PF Concept. E eu me perguntei como poderia fazer tal tarefa, visto que moda nunca foi minha área de especialização em Administração de Empresas.

Por outro lado, a estória da confecção envolve outros temas além de vestir-se. A estória da PF Concept é, antes de mais nada, a estória de seu fundador, o Pedro Felipe.

Empreender é algo que está no DNA de Pedro. Ainda muito novo, com apenas 7 anos, Pedro já tinha seu próprio negócio: com R$ 3,00 e um isopor, dados por seu pai, ele comprou picolés, conhecidos popularmente como “Capelinha*”, que eram vendidos pelo bairro onde morava, São Caetano, em Salvador, Bahia. Seu tino comercial fez com que juntasse dinheiro durante 3 anos para montar algo inovador na época: uma sorveteria a quilo, bem como querer que sua mãe negociasse um freezer, em troca de uma representação exclusiva de outra marca de sorvete.

No entanto, um freio se impôs: dada a pouca idade, seus pais insistiram que ele continuasse os estudos. Mesmo contrariando sua natureza, rendeu-se a vontade deles e seguiu os tramites tradicionais: escola, a faculdade de TI, trabalho, mudança da Bahia para São Paulo, o nascimento dos filhos, Pedro, hoje com 11 anos e Letícia, com 9.

Mas a inquietude não se acalmou. Preocupado com sua mãe, costureira que não conseguia recolocar-se, Pedro resolve empreender novamente. Dessa vez no segmento de confecção de camisetas estampadas com frases e palavras inspiradoras e motivacionais. Um exemplo é o lançamento desse mês: uma belíssima camiseta, com a palavra ‘Gratidão’.

Esse projeto nasceu com vários propósitos: além de recolocar sua mãe no mercado de trabalho, segue o movimento slow fashion, que abraça vários conceitos que passam de sustentabilidade à consumo consciente. Também há uma imensa preocupação com responsabilidade social: a confecção utiliza a mão de obra de pessoas com mais de 50 anos. Além disso, ele está comprometido em melhorar a comunidade onde está, doando um dia de aula ao Instituto Bússola Jovem para cada camiseta vendida. As palavras e frases motivacionais impressas nas camisetas, fazem transcender o vestir e, também inspira, quem usa e quem vê as belíssimas e excelentes peças produzidas por Pedro e sua equipe de funcionários.

A estória desta confecção foi além do vestir e empreender. É uma comovente estória de amor e empatia.

Que a PF Concept seja sempre isso: fonte de inspiração.

Fonte: por Joseane Malize Pacheco, em 19.11.2019, com publicação simultanea no Blog da PF Concept.

*Capelinha é um sorvete popular em Salvador, não levam conservantes, emulsificantes, essências e nem gordura vegetal como os outros, e, aí está o nosso diferencial. A fábrica ficava na Capelinha de São Caetano, periferia de Salvador. O povo colocou o nome Capelinha e aí ficou.

** Slow fashion ou “moda lenta”, é a alternativa à moda rápida e defende princípios semelhantes aos princípios da comida lenta, como boa qualidade, ambiente limpo e justiça para consumidores e produtores.