Conheça as tendências de investimento para o mercado financeiro em 2020.
Ações

Uma indicação que todo mundo que se interessa pelo mercado financeiro quer receber é: quais são as melhores ações para investir em 2020. Essa informação é essencial, pois há muitas empresas crescendo e pode ser difícil decidir onde investir seu dinheiro de maneira rentável e segura. Uma boa notícia é que o ano de 2019 terminou com resultados otimistas para os investidores que aplicaram na Bolsa de Valores.

Ao longo do ano, o Índice Bovespa (Ibovespa) quebrou recordes e diversos papéis valorizaram de maneira surpreendente. Assim, a expectativa para esse ano é alta. Então, o que 2020 reserva para o mercado financeiro?

Panorama de 2019

Antes de falar sobre o ano de 2020, é importante analisar como se movimentou o mercado financeiro durante o ano de 2019. Um balanço como esse nunca deve ser feito de forma isolada, sem levar em consideração a influência de acontecimentos no cenário financeiro.

Dessa forma, 2019 foi um ano marcado por dois elementos principais: grandes desafios e ótimos resultados. Os grandes desafios vieram em forma de animação por conta das reformas governamentais e também incerteza sobre a aprovação das mesmas. Esse cenário se tornou em um ambiente desafiador para investidores que tentavam decifrar o mercado.

Entretanto, apesar dessas dificuldades, diversas ações se tornaram excelentes oportunidades para quem foi capaz de identificá-las no momento certo. Sendo assim, o panorama geral esperado para 2020 é de que o processo de aprovação da Reforma Tributária e Administrativa ocorra de forma rápida.

A aprovação acarretaria em uma euforia capaz de sustentar um cenário otimista e a criação de novas oportunidades. Além de que, espera-se que a aprovação das reformas previdenciária e trabalhista possa gerar aquecimento da economia em 2020.

Infraestrutura

Para o ano de 2020 os especialistas preveem que as empresas do ramo de infraestrutura obtenham maior valorização no mercado e tenham um grande crescimento. A grande expectativa para as organizações desse setor está por conta da aparente dificuldade do governo em lidar com as contas públicas.

Sendo assim, a principal solução é a atração de investimentos privados para financiar obras de responsabilidade estatal. Estão previstas obras de infraestrutura e de crescimento, como rodovias, ferrovias, portos e diversas outras tão necessárias para o bom funcionamento do país.

Varejo

O que coloca o setor do varejo nessa lista são os ótimos resultados da Black Friday de 2019 e as expectativas alcançadas pelas vendas do período de Natal. Esses fatores ajudam a entender melhor a expectativa geral de crescimento do setor.

É importante também observar o crescimento ocorrido no índice de confiança do consumidor junto de uma maior solicitação de crédito: somados, esses fatores são bons indicativos para o futuro do varejo.

Além disso, a previsão do Governo Federal é de que o desemprego caia em 2020, dessa forma, o resultado natural é uma maior disponibilidade de crédito para a população e uma expansão do consumo.

Siderurgia

O aquecimento da economia também deverá movimentar bastante o setor da siderurgia, segundo especialistas. A atividade siderúrgica está relacionada a produção de materiais como aço e ferro e, por conta disso, seu crescimento é esperado visando a alta na demanda de áreas como a construção civil, indústria automobilística e o próprio setor varejista.

Assim, apostar em empresas atuantes na siderurgia em 2020 pode ser uma ótima jogada. Além da boa perspectiva nacional o mercado internacional não fica para trás no aumento do consumo de aço e ferro.

Small Caps

Os Small Caps são consideradas ações de segunda linha que muita gente deixa passar a oportunidade de investimento pois não acreditam muito nas boas possibilidades. Para 2020, esses ativos representam ótimas oportunidades para aqueles que estão atrás de resultados acima da média.

A maior parte dessas ações possui preço de comercialização menor do que o do mercado e, naturalmente, são menos procuradas quando comparadas à grandes empresas. Dessa forma, elas apresentam valores mais acessíveis e um ótimo potencial de crescimento.

Não é incomum encontrar hoje em dia investidores que montam sua carreira focando somente em ações de Small Caps, visto que reconhecem o poder de valorização dessas empresas. Um bom exemplo a ser citado são as ações da Magazine Luiza que, até pouco tempo atrás, se encontravam nessa categoria e hoje em dia apresentam grande movimentação no setor de varejo.

A partir dessas informações e previsões é possível ter mais certeza sobre os investimentos pretendidos para 2020. Entender melhor como funciona o mercado ajuda a se sentir mais seguro para escolher as melhores ações nas quais investir no futuro.

Fonte: por Lucas Silva*, para a CollBusiness News em  jan.2020.

*Outreach Analyst, da Red Ventures.