Capital Intelectual

O objetivo das organizações é obter e manter uma vantagem competitiva que mantenha e alavanque seu Business em longo prazo. O processo de obtenção e manutenção de uma vantagem competitiva envolve necessariamente a criação do Valor Intangível. O Valor Intangível, nada mais é, que a posse de conhecimentos, experiência aplicada, tecnologia organizacional, relações com clientes e habilidades profissionais, que conferem a uma empresa uma vantagem competitiva no mercado.

O Valor Intangível incorpora o grupo de Ativos Intangíveis de uma organização, não estando refletido nos relatórios financeiros tradicionais, ele pode gerar valor hoje ou pode fazê-lo no futuro. Ele está constituído do Capital Humano, Capital Relacional e Capital Estrutural.

As empresas não conseguem gerar valor somente através do controle de seus custos, do uso eficiente de seus recursos e do manuseio de suas estratégias de comercialização. O Capital Humano é o fator preponderante, e compreende o conhecimento, a competência, os valores e o potencial inovador dos indivíduos dentro da organização e da sua capacidade de aprender.

O sucesso de uma organização, passa por um desenvolvimento e aproveitamento do Capital Humano envolvendo a implementação da gestão do desempenho (medir e controlar com maior eficácia possível).

O valor total de uma empresa, não se resume na combinação de rentabilidade e risco, que assuma uma função harmônica entre o uso dos recursos financeiros, o seu custo do Capital, as decisões de projetos de investimento e o desenvolvimento de uma ótima política de dividendos, que satisfaça as exigências dos acionistas e permita o crescimento da organização, mas também aos ativos intangíveis representados pela capacidade da empresa de gerar valor no futuro.

Fonte: por José Renato Alverca, publicado originalmente no Linkedin em  30.01.2019