Sempre falo (…) o quanto cobrar é um processo delicado e importante. O fato é que ele pode ser usado não só para recuperar o valor devido, mas também estreitar o relacionamento com o seu cliente.

Mas para alcançar bons resultados, não se pode ignorar alguns momentos importantes do processo de cobrança, como:

  1. Régua de cobrança inteligente

A régua de cobrança é o que define as ações e formatos apropriados para cada etapa do relacionamento. Ela deve ser pensada não só na recuperação, mas também na prevenção da dívida.

Criar uma régua de cobrança inteligente pode fazer toda diferença entre o avanço ou quitação da dívida.

     2. Padronizar a abordagem respeitando as peculiaridades de cada cliente

Ter uma equipe qualificada e sinérgica para realizar o processo de cobrança é fundamental, todos devem ter um padrão de atendimento e ao mesmo tempo entender como abordar cada perfil de cliente, respeitando os seus momentos.

    3. Analise o histórico da dívida

Analisar o histórico do devedor pode ajudar a entender os motivos da dívida, e até oferecer condições mais condizentes com cada etapa do relacionamento. Falo sempre que é importante lembrar que este cliente não É um devedor, ele “ESTÁ devedor”, e com boas condições de pagamento é possível que a dívida seja liquidada de uma forma amigável.

    4. Indicadores (KPI’s)

Os indicadores de desempenho são fundamentais para analisar se os resultados projetados foram de fato alcançados. Assim, alguns pontos são importantes:

  • Recuperação do crédito;
  • Eficiência operacional;
  • Satisfação dos clientes.

Buscar uma empresa parceira para realizar o processo de cobrança é sempre uma boa alternativa, uma vez que terão equipes mais preparadas para essa função, obrigatoriamente apresentarão os indicadores de sucesso e a empresa pode focar em seu crescimento e outros assuntos mais importantes.

Fonte: por  Jefferson Frauches Viana, para o Linkedin em 31.03.2020