É comum para empresas que possuem cessão de credito acontecer inadimplência e o que elas fazem quando isso acontece?

Uma das maneiras mais praticas e assertiva é fazer uma régua de cobrança, que é uma ferramenta de gestão financeira essencial para evitar churn* , que significa "perda de clientes".

Nos dois primeiros passos é de extrema importância a empresa ter atenção para evitar mensagens excessivas ou com ameaças, e observar bastante o comportamento dos seus clientes, com as resposta aos estímulos.

Já o pós vencimento precisa ter um cuidado todo especial, para tentar manter o cliente na base, entendendo o que houve para o atraso da respectiva parcela, para tomadas de ações mais enérgicas ou mais brandas.

Ex: Um cliente que nunca atrasou e  está atrasado esse mês; vale a escuta ativa nesse momento para não perder o cliente.

Já aquele cliente que sempre atrasa e paga comas ações de cobrança como ligação, sms, email ou negativação junto aos órgãos de credito, esse deve ser ligado o sinal de alerta pois ele pode esta passando por dificuldades financeiras e pode ser uma perda caso de continuação com o credito.

Fonte: por Pedro Felipe , Account Manager Key Account na Akiva Software, para Linkedin em  10.04.2021.

*Churn, churn rate ou churning: Churn é uma métrica que indica o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes. Numa definição mais generalista, é uma métrica que indica o número de clientes que cancelam em determinado período de tempo. Para calcular o churn, o que você precisa fazer é somar o número de clientes que cancelou seu produto/serviço no período analisado.

Para calcular o churn, basta dividir a quantidade de clientes que perdeu até o final do período pelo total de clientes que iniciaram. Exemplo: se você perdeu 10 clientes de 100 = 10% de churn rate.