Segurança Cibernética e Segurança da Informação

Embora elas sejam frequentemente usadas ​​de forma intercambiável, há uma diferença entre os termos cibersegurança e segurança da informação. Ambos têm a ver com segurança e proteger os sistemas de computadores contra violações e ameaças à informação, mas também são muito diferentes.

Um tem a ver com a proteção de dados do ciberespaço, enquanto o outro trata da proteção de dados em geral. Para entender completamente a diferença entre segurança cibernética e segurança da informação, é importante primeiro entender cada um deles e qual é a conexão entre eles.

O que é cibersegurança?

A cibersegurança é a prática de proteger informações e dados de fontes externas na Internet. Os profissionais de segurança cibernética fornecem proteção para redes, servidores, intranets e sistemas de computador. Também garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a essas informações. Em um ambiente de escritório, um indivíduo pode ir ao computador de outro, instalar uma unidade flash e copiar informações confidenciais através de uma VPN.

Você sabe o que é VPN? Trata-se de uma rede privada virtual que criptografa toda a informação transmitida de um dispositivo para outro. Esta rede também permite o anonimato ao usuário, mascarando o endereço IP de quem acessa a internet.

O que é segurança da informação?

A segurança da informação tem a ver com a proteção das informações e dos sistemas de informações contra uso, avaliação, modificação ou remoção não autorizada. É semelhante a segurança dos dados, que tem a ver com a proteção de dados contra hackers ou roubos.

Os dados são classificados como informações que significam alguma coisa. Todas as informações são dados de algum tipo, mas nem todos os dados são informações. Quando certas coisas são armazenadas em um sistema de computador, elas são consideradas dados. Só se tornam informação após serem realmente processadas. Uma vez que se torna informação, é quando precisa de proteção de fontes externas. Essas fontes externas podem não estar necessariamente no espaço virtual conhecido como ciberespaço.

Diferença entre segurança cibernética e segurança da informação

Enquanto muitas pessoas ainda as consideram a mesma coisa, na verdade elas são diferentes. Suas capacidades são diferentes. Ambos garantem proteção contra informações e dados roubados, acessados ​​ou alterados, mas é aí que as semelhanças terminam. As informações não precisam estar no computador para precisarem de um sistema de segurança da informação. Mesmo se estiverem armazenadas em um arquivo, elas precisam de uma boa segurança das informações. A segurança cibernética lida com a proteção de dados e informações de fontes externas no ciberespaço ou na Internet.

Carreiras

Os profissionais de segurança cibernética e segurança da informação são muito procurados. As publicações para trabalhos de segurança cibernética em todo os Estados Unidos, por exemplo, aumentaram 91% entre 2010 e 2014, com aproximadamente 238.158 publicações listadas em 2014, de acordo com a Burning Glass Technologies.

Espera-se que os analistas de segurança da informação tenham um crescimento de 28% no emprego durante a década de 2016-2026, conforme relatado pelo Bureau of Labor Statistics dos EUA (BLS). Até 2026, deve haver cerca de 128.500 novos empregos de analista de segurança da informação criados. Existem vários tipos de trabalhos disponíveis nessas duas áreas:

  • Analista de segurança da informação
  • Coordenador de segurança da informação
  • Oficial de segurança da informação
  • Analista de segurança de conformidade de segurança cibernética
  • Gerente de segurança da informação
  • Engenheiro de segurança da informação
  • Analista de segurança cibernética
  • Especialista em segurança do programa
  • Criptógrafo
  • Perito criminal
  • Diretor de segurança da informação
  • Testador de Penetrações ou Intrusões

Com a Internet e a computação em nuvem conquistando o mundo e controlando quase todas as partes de nossas vidas, indivíduos e empresas precisam ser protegidos contra as várias ameaças internas e externas. Por mais importante que seja entender a diferença entre segurança cibernética e segurança da informação, é igualmente importante ter proteção adequada contra os dois tipos de ameaças.

Fonte: por Davi Gomes da TechWarn Media para CollBusiness News em 28.10.2019

2019-10-27T20:51:51-03:0028/10/2019|Mundo Digital|Nenhum Comentário
Translate »