Seu setor Financeiro faz Cobrança???

Seu financeiro faz a cobrança da sua empresa? Seu financeiro é você? Você gosta de fazer a cobrança dos seus clientes? Já passou por um treinamento de cobrança? Possui procedimentos e ferramentas que te ajudam a ter estratégias de cobrança? Faz a cobrança somente depois de vencido?

Se as primeiras respostas foram sim e as outras foram não, precisa de ajuda na sua cobrança. Como eu sempre digo: Cobrança não é só cobrança.

Neste vídeo vou falar o porquê a cobrança e o financeiro não devem ser feitos pela mesma pessoa. “Fernanda, Por que o setor financeiro não deve fazer cobrança?” Simples, porque são tarefas distintas e geralmente feitas com perfis diferentes de pessoas.

Geralmente, a pessoa do financeiro é uma pessoa introspectiva, focada em números, processos, pessoa de poucas palavras, não gosta que ninguém a interrompa sua rotina, uma pessoa analítica. O perfil do financeiro é exato: sim ou não. Pagou ou não pagou. Não tem muita flexibilidade para negociar e nem paciência para escutar os motivos da falta de pagamento do cliente já devedor.

Mas Fernanda, tenho uma empresa pequena onde meu financeiro faz as duas coisas e funciona. Ótimo. Você achou o bilhete premiado da Mega Sena da Virada. Às vezes você consegue uma pessoa que tem o perfil onde consegue separar bem as ações e executa-las com maestria.

Disciplina é a palavra chave para este tipo de pessoa. Se você me perguntar se eu consigo fazer as duas coisas, eu te digo que sim. Mas precisei desenvolver habilidades para isso. Precisei criar minhas rotinas muito bem definidas e seguir sem falha. Pois quando uma delas sai da normalidade afeta a outra.

Bem, acho que é isso, não é impossível o financeiro fazer a cobrança, mas não é o aconselhado.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato comigo, me chamo Fernanda Costa e terei o maior prazer em responder. E não esqueça, se este vídeo foi útil pra você, curta, compartilha com seus amigos que tenham interesse sobre este assunto.

Vamos fazer juntos??? VEM RECEBER!!! Porque COBRANÇA, não é só COBRANÇA.

Fonte: por Fernanda Costa e Andrade*, para YouTube em 09.10.2019, licença padrão.

2019-10-10T09:00:10-03:0009/10/2019|Vídeos|Nenhum Comentário
Translate »