TI: 7 Tendências para aplicar no seu negócio em 2019

TI

Todo início de ano é marcado por planejamentos, desenvolvimento de estratégias novas e pela procura de soluções que proporcionem melhorias para a empresa. Por isso, é comum que grandes consultorias e profissionais considerados como referência no mercado criem um relatório de tendências de TI para aquele ano.

As tendências de TI ajudam as empresas a encontrarem soluções para seus processos de forma inovadora. Dessa forma, é possível, além de melhorar a rotina interna, ser mais competitivo no mercado. Veja a seguir quais são as 7 tendências de TI para o ano de 2019 que devem ser aplicadas em seu negócio.

1. Objetos autônomos

Os objetos autônomos são serviços, produtos e soluções que podem ser utilizados em quatro ambientes: terra, mar, ar e digital. Isso quer dizer que carros, robôs, computadores e outras máquinas passarão a exercer atividades que antes eram possíveis apenas pelos seres humanos.

O carro sem motorista, por exemplo, já é uma realidade desde 2016. A tecnologia tem evoluído e é possível encontrar trator sem motorista, colheitadeira sem operador etc. Além de já serem realidade, a tendência é que os objetos autônomos se tornem cada vez mais comuns.

2. Aplicativos inteligentes e personalizados

Há anos que os aplicativos capturam informações de seus usuários e as mantêm armazenadas. A novidade é que eles poderão usar esses dados para fazer alterações em seus próprios recursos, com objetivo de proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

3. Plataformas de segurança baseadas em nuvem

As ameaças hackers estão evoluindo ao passo que a tecnologia avança. Consequentemente, tem ficado cada vez mais difícil manter os dados da empresa em segurança. A solução pode estar em usar provedores de segurança baseados em nuvem.

Esses sistemas são construídos com APIs abertas, que permitem maior agilidade e facilidade de integração com novas tecnologias, além de facilitar a alteração e o acesso.

4.Desenvolvimento orientado por AI

Aplicações de AI (Inteligência Artificial) são capazes de reportar às empresas os processos que precisam ser otimizados. Com isso, a AI será usada para ditar quais são os caminhos a serem percorridos em busca de melhorias.

5. Experiências imersivas

Tecnologias de realidade aumentada, realidade mista e realidade virtual estarão mais presentes na vida corporativa e do cidadão comum. Esses recursos vão mudar a forma como os usuários interagem com o mundo. No futuro, será possível detectar as emoções por meio de expressões faciais e tornar as experiências entre o mundo digital e físico cada vez mais interativas.

6. Uso de criptomoedas

Em 2018, o bitcoin esteve, por alguns meses, no centro das discussões sobre finanças e criptomoedas. O tema vai voltar a ser discutido, pois mais empresas vão investir em bitcoin e algumas podem até começar a aceitar pagamentos com a moeda virtual.

7. Novos empregos relacionados ao uso de AI

A AI já é realidade e está classificada como uma das tendências de TI defendidas por especialistas. A Inteligência Artificial começará a eliminar profissões do mercado, porém também criará novas posições de trabalho.

Outras profissões migrarão para novos modelos de trabalho, que permitam maior produtividade. Isso quer dizer que o home office deixará de ser um tabu e começará a ser implementado até em setores mais tradicionais. Veja estas soluções que ajudam a manter a produtividade no home office antes de implementá-lo em sua gestão.

Fonte: por Algar Telecom, em 30.01.2019

 

2019-01-30T13:56:03+00:0030/01/2019|Tecnologia|Nenhum Comentário
Translate »