Uma certificação chamada B-Corp

As Empresas B são empresas que redefinem o significado do sucesso, buscando não somente ser as melhores do mundo, mas também ser as melhores para o mundo.

Mais do que uma ONG, o Sistema B é um movimento global que busca criar um ecossistema de Empresas que olham além de indicadores econômicos. Surgiu nos Estados Unidos em 2006 e chegou em 2012 na América Latina.

Qualquer empresa pode ser uma Empresa B, contanto que absorva no seu dia a dia padrões altos e diferenciados de gestão, comunicação clara e transparente para todas as partes interessadas, benefícios sociais e ambientais na cadeia produtiva, assim como a alteração no estatuto social.

COMO CERTIFICAR?

Os certificados B Corp são emitidos pelo B Lab para identificar empresas que seguem determinados padrões de transparência, responsabilidade e desempenho.

A plataforma B oferece um questionário de avaliação online e gratuito (Impact Assessment), o que possibilita a comparação do impacto em relação a outras companhias e criando um plano de melhoria de práticas, auxiliando as organizações a se tornarem melhores para a sociedade e também a terem um negócio melhor.

Para garantir o selo é preciso atingir uma pontuação mínima de 80 pontos entre 200 possíveis e passar pelo processo de re-certificação a cada dois anos.

O QUE ISSO MUDA?

Segundo Ryan Honeyman, consultor na área da sustentabilidade e autor do livro The B Corp Handbook: How to Use Business as a Force for Good, a certificação B-Corp apoia a organização a ser diferenciada. Veja alguns pontos abaixo:

  • ATRAÇÃO E ENVOLVIMENTO DE TALENTOS: Ser reconhecida como Empresa B pode reforçar e despertar a paixão, a iniciativa e a imaginação dos colaboradores, na medida em que os relaciona com um propósito mais amplo do que o mero trabalho que têm de desenvolver.
  • AUMENTO DA CONFIANÇA DO CONSUMIDOR: Os consumidores da atualidade querem saber qual o propósito da organização além do oferecimento de produtos e/ou serviços. A certificação é uma forma de fortalecer crenças e valores organizacionais.
  • BENCHMARK E MELHORIA DA PERFORMANCE: Avaliação de Impacto B, que deve ser respondida no processo de certificação, apoia a avaliar, a comparar e a otimizar diferentes variáveis de forma a oferecermos um melhor resultado para a sociedade e o meio ambiente.
  • PROTEÇÃO DA MISSÃO DA EMPRESA A LONGO PRAZO: A certificação pode apoiar no fortalecimento da missão da organização e agilizar o diálogo com investidores.

Além desses pontos destacados, a certificação B é um movimento que fortalece a melhoria de indicadores além dos números em toda a cadeia produtiva, garantindo, como um todo, um produto ou serviço diferenciado.

O objetivo do Sistema B é impulsionar as empresas a fazerem parte de um movimento de mudança e a partir disso contribuir para uma mudança positiva da sociedade. Esse é um movimento global presente em mais de 50 por meio de 2310 empresas. No Brasil são aproximadamente 100 companhias.

Se desejar conhecer mais sobre esse movimento, acesse o site: www.bcorporation.net/  e www.sistemab.org

lJc3nb

JULIA DREZZA – GERENTE DE SUSTENTABILIDADE

julia.drezza@maisfacil.com.br

(11) 99989-1966

www.maisfacil.com.br

2017-12-13T19:44:53-03:0002/12/2017|Sustentabilidade|Nenhum Comentário
Translate »