Como as notícias deste ano previam, o sistema bancário como serviço e as parcerias entre bancos tradicionais e empresas de tecnologia, como Goldman Sachs-Apple, Facebook (Libra), JP Morgan Chase-Amazon, Lyft etc., sinalizam o futuro do presente.

Mas e o conceito de Bank as a Service, (SaaS),  você sabe o que é?

sistema bancário como serviço

Mais do que emprestar um espaço para a marca estampar a sua “cara” e reforçar a presença de mercado, no caso do Bank as a service (sistema bancário como serviço) a ideia é tornar possível por meio de conexão via APIs (Application Programming Interfaces – Interface de Programação de Aplicações, em tradução livre), que as aplicações desenvolvidas por terceiros possam ser utilizadas como plataformas bancárias para a prestação de serviços.

API é uma forma de integrar sistemas, proporcionando segurança de dados e facilidade nas trocas de informações entre códigos de programação diferentes.

“Digamos que a empresa não precisa se tornar banco para prestar alguns serviços, pois se conecta através de um API de forma muito transparente”. O termo Bank as a service começou a ser mais utilizado pelo mercado. As empresas que operam as plataformas podem se tornar marketplaces de produtos e serviços bancários, oferecendo novas possibilidades aos clientes com toda segurança.

Neste contexto, a Digitally Pay , com tecnologia desenvolvida pela i.Coll Soluções, é uma sociedade empresarial argentino brasileira que oferece serviços de cobrança 100% digitais, e que passa a oferecer em sua plataforma de negociação, uma plataforma bancária de pagamentos.

Além disso, como a Digitally Pay já está operacional, oferece excelente soluções para o mercado, entregando um ciclo completo e seguro de renegociação.

Saas é a sigla de Software as a Service (software como um serviço) e são aplicações online que podem ser usadas de maneira simples e remota. 

O concento aplicado ao sistema bancário como serviço, significa que sua utilização é simples e que o cliente tem o direito de usar o serviço bancário, sem necessidade de adquirir o software.

Fonte: por Luciano Basile Filho*, para a +CollBusiness  em 12.12.2019.

*Msc Ciência da Computação, Programador, Analista e Arquiteto de Software. Founder & CEO de i.Coll Soluções Integradas,  Editor e Publisher de +CollBusiness, Founder & CTO de Digitally Pay. Uma referência no mercado de Crédito e Cobrança.